Você sabe qual a diferença entre Impulsionar ou anunciar uma publicação no Facebook e Instagram? Não? Hoje você vai entender de uma vez por todas e decidir qual será a melhor estratégia para seu negócio.
Existe uma grande discussão em relação ao botão de impulsionar, alguma pessoas dizem que não vale a pena e é só jogado dinheiro fora, pois você não tem controle sobre a segmentação do anúncio e por isso não vale a pena em relação a você criar um anúncio pelo Gerenciador de Anúncios do Facebook.
Quando digo Facebook também se inclui o instagram pois pertencem ao mesmo grupo e os anúncios são feitos na mesma plataforma.
O que é Impulsionar?
É a forma mais simples de anunciar.
Quando o seu objetivo for ter mais engajamento com sua página, ter mais curtidas, gerar mais consciência e reconhecimento de sua marca para quem ainda não te conhece, o impulsionar pode ser uma boa opção
Ponto Negativo:
No botão de impulsionar o objetivo de campanha já vem pré selecionado e você não consegue alterá-lo. Isso significa que o objetivo do impulsionar é levar sua publicação ao máximo de pessoas no menor espaço de tempo. O Facebook/Instagram exibe seu anúncio com base no banco de dados que eles têm dos usuários, e assim ele impulsiona.
Detalhe importante é que as pessoas que serão alcançadas podem não ser seu público, pode ser pessoas que irão olhar o anúncio e ignorar e toda a vez que alguém tiver visualizado seu anúncio você será cobrado pela visualização.
Quando usar o impulsionar?
Recomendamos usar o impulsionar quando você não tem dados do seu público alvo ou até mesmo é novo ainda com anúncios patrocinados. Uma estratégia boa seria criar um conteúdo topo de funil, sem ser técnico para alcançar várias pessoas, e as mesmas que se interessarem ou fizeram alguma ação, seja curtir, comentar, compartilhar…criar um público com base nessas pessoas para começar a construir a sua base.
Anunciar no Gerenciador de Anúncios
Na criação de anúncio por meio do gerenciador de anúncios, a primeira etapa é você escolher o objetivo da campanha, onde você pode utilizar recursos de segmentação de anúncios mais certeiros, utilizar público personalizado…
No próprio central de ajuda temos as seguintes opções de anúncios:
Os anúncios do Gerenciador de Anúncios permite escolher objetivos como tráfego para o estabelecimento, conversões e geração de cadastros. Também é possível criar e gerenciar anúncios por meio do aplicativo para celular do Gerenciador de Anúncios.
Escolher posicionamentos de anúncio diferentes: Você poderá escolher posicionar ou não o seu anúncio no Instagram, no Facebook para Celular e no Feed do desktop.
Os anúncios do Facebook oferecem o benefício extra de permitir a escolha dos posicionamentos em anúncios laterais do Feed do Facebook, em anúncios do Messenger, no Instagram Stories, no Instant Articles e no Audience Network.
Usar objetivos de anúncio específicos: escolher um objetivo com antecedência pode ajudar você a criar uma campanha mais alinhada aos seus objetivos de negócios atuais.
Manter o controle criativo: no Gerenciador de Anúncios, você pode criar anúncios do Facebook específicos para atingir suas metas.
Criar anúncios em carrossel, adicione descrições específicas e inclua um botão de chamada para ação para incentivar mais pessoas do seu público a realizar ações. Estas são algumas das opções de criativo e formatação disponíveis no Gerenciador de Anúncios.
A minha resposta para que se o impulsionar vale a pena ou não é … Depende do seu objetivo!
São funções diferentes…
Tudo depende do seu objetivo, ao realizar a campanha do Facebook ou Instagram. Os dois formatos podem gerar resultados bem interessantes para a sua estratégia de marketing.
Se a sua intenção é aumentar o alcance de uma publicação específica de forma rápida e prática, o impulsionamento pode ser uma boa opção para começar, por ser um formato fácil de ser utilizado.
Já se você já sabe o público alvo, quer ter maior controle sobre a campanha, ter opções de segmentação para ser mais certeiro nos anúncios, o Gerenciador de anúncios é a melhor opção.
É importante que toda empresa saiba exatamente o que pretende obter com um anúncio.
Se você chegou até aqui e quer aumentar seus resultados, gerar mais seguidores, mais vendas, mais pessoas interessadas no seu negócio e quer anunciar de uma forma profissional tanto no facebook como no instagram. Nós vamos deixar um botão aqui embaixo caso seja do seu interesse ter um profissional dedicado ao gerenciamento dos seus anúncios e estratégias de marketing para ter resultados com o Facebook e Instagram.
Até o próximo post.
Abraços,
Rebecca e Leonardo
Decolar Negócio