Facebook Ads ou Google Ads: Qual a melhor opção para quem está começando a anunciar?

O objetivo desse artigo é te ajudar no entendimento e funcionalidade do Google Ads e o Facebook Ads e te mostrar como anunciar no Facebook e como anunciar no Google Ads, mesmo que você esteja começando a anunciar, da forma correta e conseguir bons resultados.

Em resumo, eu vou falar o que é preciso para anunciar em ambas as ferramentas, e quais as principais diferenças do Google Ads ou Facebook Ads, antes de finalmente saber qual é a melhor para vender mais e ganhar dinheiro na internet. Se seu produto é de necessidade ou desejo? tudo o que precisa saber para ter resultados com os anúncios.

Enfim, entender como funciona, quais opções temos de anúncios por meio do Google Ads e o Facebook Ads e quais as vantagens e desvantagens de cada uma dessas ferramentas, é de extrema importância para começar da forma correta, não cometendo erros desnecessários no começo e evitando de perder o seu dinheiro anunciando de forma incorreta.

Google Ads​

O Google Ads antes chamado de Google Adwords, é a plataforma de anúncios do Google
empresa que provavelmente todo mundo conhece, atualmente a publicidade é a maior fonte de receita do Google.

A ferramenta possibilita que empresas paguem para destacar suas empresas nas páginas de resultados de pesquisa e outros pontos disponibilizados pelo Google. Um dos benefícios é fazer isso de forma segmentada, onde você escolhe qual público quer atrair, tornando assim uma excelente ferramenta para venda de produtos/serviços e divulgação da sua empresa

Opções de anúncios do Google Ads:

Rede de Display: são espaços para aparecer seu anúncio em sites como portais de notícias e blogs. É possível segmentar campanhas e incentivar o público a notar sua empresa, considerar suas ofertas e remarketing. Está disponível em diversos formatos, como banner, texto e Gmail.
Rede de Pesquisa: são exibidos nos resultados de busca, para palavras-chave selecionadas. Ficam em destaque no início e no fim da página. É uma excelente opção para para aparecer para pessoas que buscam resolver um problema. Anúncios na rede de pesquisa o anunciante só paga quando é feito o clique no anúncio.
YouTube: São anúncios mostrados antes, durante e depois de vídeos no YouTube. É possível segmentar o público-alvo de acordo com idade, local, interesses entre outras segmentações..
Shopping: Seus produtos aparecem nos resultados de busca da seção Shopping do Google.
Aplicativos: com esse formato é possível impulsionar a instalação de aplicativos.

Como funciona: 

O Google trabalha com um sistema de publicidade que considera o Custo Por Clique (CPC) ou Custo Por Mil impressões (CPM). O anunciante pode escolher se vai pagar pela visualização (se a sua intenção for ter um grande alcance) ou se prefere pagar por cada usuário que clicou no anúncio (caso queira contato de pessoas que já demonstraram algum interesse na oferta ou solução).

Para garantir que seu anúncio vai aparecer para o público certo, é preciso escolher muito bem a lista de palavras-chave relacionadas com o produto ou serviço.

Vantagens e desvantagens do Google Ads:

( + ) Os usuários estão efetivamente buscando pelo assunto. As pessoas já estão com a intenção de comprar ou resolver um problema. Permite que você aborde o cliente no momento em que ele está focado em achar uma

( + ) Outro ponto importante é que o Google cruza as informações coletadas em todas as outras pesquisas do usuário para traçar um perfil de cada um e, assim, garantir que a propaganda certa vai aparecer para a pessoa certa.

( – ) Ponto negativo é que os usuários que ainda não sabem que têm o problema não vão fazer buscas sobre o tema. Além disso, as opções de segmentação costumam ser muito mais limitadas. E a concorrência em diversos mercados faz com que os preços sejam mais altos. Nesse caso é díficil encontrar a palavra chave certo que combine com a intenção do usuário de executar a ação.

7 O que é Google ads Como funciona e como criar conta

Facebook Ads​

A plataforma permite aproveitar a audiência da maior rede social do mundo para fazer anúncios para um público segmentado, semelhante em alguns aspectos ao que ocorre no Google Ads.
A ferramenta oferece diversos formatos e segmentações, focadas em diversos objetivos de negócio: obter curtidas na página, gerar Leads, confirmar presença em eventos, preencher um formulário e muito mais.

Como funciona:

Para investir em publicidade no Facebook, você precisa ter claro qual é o objetivo da sua campanha e qual será o público-alvo. Depois disso decidir quais formatos de anúncio, vídeo ou imagens, e se links para contato ou compra. Se você já tiver uma audiência no Facebook ou Instagram, é possível ainda desenvolver uma segmentação específica desta audiência.

Opções de anúncios do Facebook Ads: 

Existem vários tipos de anúncios com diferentes objetivos. Você deve primeiro definir qual será o foco da campanha. Listamos abaixo os diferentes tipos de campanhas com suas respectivas características:

Reconhecimento da marca: O objetivo é alcançar pessoas com maior probabilidade de prestar atenção nos seus anúncios e aumentar o reconhecimento da sua marca.
Alcance: objetivo de exibir seu anúncio para o máximo de pessoas.
Tráfego: Possibilidade de enviar o público para seu site, aumentando o tráfego nessas páginas.
Envolvimento: O objetivo é fazer com que mais pessoas vejam sua publicação ou Página e se envolvam com ela. O envolvimento pode incluir comentários, compartilhamentos, curtidas…
Visualizações do vídeo: Objetivo de aumentar a visualização de seu vídeo e conscientizar sobre a sua marca.
Geração de cadastros: coleta informações de cadastros de pessoas interessadas nos seus negócios, quando o usuário clica no banner do anúncio e é direcionado a uma Landing Page fora do Facebook, na qual preenche informações em troca de algum produto ou serviço. Muito usado para captação de leads em troca de um conteúdo gratuito.
Conversões: leva as pessoas a executarem ações no seu site ou aplicativo, com o objetivo de fazer uma compra. É necessário ter instalado o pixel do Facebook no seu site e/ou eventos do aplicativo para rastrear e medir conversões.

Vantagens e desvantagens do Facebook Ads:

( + ) O Facebook e Instagram são as maiores redes sociais do mundo, essa é a principal vantagem de sua publicidade. Dos mais jovens aos mais velhos, todo mundo está nas redes sociais.
( + ) Uma das vantagens do Facebook Ads é atrair potenciais clientes que ainda estão em estágio inicial de interesse para a compra. Isso porque o anúncio está presente sem que o usuário busque ou demonstre um grande interesse no assunto. Por isso seus anúncios precisam gerar desejo em seus clientes. O nicho de comida tem muito resultado com anúncios nas redes sociais.

( + ) Ter ainda mais contato com o potencial cliente, por meio das redes sociais, você consegue ter um maior relacionamento e assim aumentar a confiança na empresa.

( – ) No google a pessoa já vai em busca da solução, já nas redes sociais você precisa gerar esse desejo no lead, por isso sua oferta precisa ser muito bem estratégica.

( – ) Todo mundo que está navegando pode ser impactado, na maioria das vezes, a visualização de anúncio não garante a compra e nem mesmo o clique.

Criei um ebook completo mostrando o que você precisa fazer no seu Instagram para deixar profissional e fazer vendas.

Basta você clicar aqui que vou enviar no seu e-mail, TOTALMENTE GRATUITO!

Como identificar a melhor plataforma?​

O primeiro passo para identificar qual é a melhor plataforma para iniciar os seus anúncios é entender o seu público.

Procure conhecer a fundo a pessoa que vai comprar de você, levantando quais são seus hábitos de consumo, idade, classe social, interesses, entre outras características que possam ser relevantes. Identifique suas dores, dúvidas e desejos de sua persona, para assim achar as soluções para esses problemas e fazendo com que sua oferta seja realmente útil e relevante para seus usuários.

Somente assim, será possível traçar uma estratégia que seja assertiva em comunicar as vantagens do seu produto comparado ao mercado

Outro ponto de atenção é a jornada de compra.

Seu cliente antes de efetuar a compra, costuma procurar pelos seus serviços no Google?
Ou, ele se interessou por um anúncio que viu em seu feed do Facebook ou Instagram e já efetua a compra?

Tente entender, dentro do contexto do seu segmento, qual o caminho percorrido desde o momento em que o cliente tem sua atenção despertada pela primeira vez até realizar a compra.
Com essas informações você vai ter mais detalhes para construir a melhor estratégia.

“Quem não é visto não é lembrado”

Ainda que os anúncios na internet existem há pelo menos duas décadas, eles nunca foram tão importantes como nos dias de hoje.

O Google e Facebook são as melhores opções para anunciar, atualmente, a prova de que anunciar é extremamente importante, hoje quase metade de todos os gastos com publicidade no mundo vão para mídias digitais.

Para escolher entre um e outro, é preciso entender o objetivo que você tem com os anúncios e manter um conhecimento aprofundado sobre quem é o seu público.

Não pense que se você iniciar pelo Google Ads futuramente você também não pode anunciar pelo Facebook Ads, ou vice versa, as plataformas então aqui para ser aliadas na sua empresa, ter um posicionamento assertivo e te gerar resultados.

Muitas empresas utilizam as duas plataformas para divulgação de seus produtos e serviços. Por exemplo, se tem uma oficina de carro, primeiramente iria anunciar para quem já está procurando uma solução, na rede de pesquisa do google, mas também posso impulsionar minha página no Facebook ou perfil no Instagram para que as pessoas conheçam minha empresa.

Neste caso a princípio nas redes sociais as pessoas não estão procurando solucionar o problema, mas na hora que acontecer algo com o seu carro ou de algum conhecido, pode lembrar de você e te indicar, pois você gerou um sentimento de autoridade e passou confiança para aquela pessoa por meio das redes sociais.

O mais importante é não deixar de estar posicionado de forma estratégica nas redes sociais.

E você, vai anunciar pelo Facebook Ads, Google Ads ou os dois?

Muitas pessoas não têm conhecimento dessa estratégia para começar a anunciar, garanto que você vai sair na frente de muitas pessoas que já anunciam.

Vamos deixar o link aqui embaixo para você que quer anunciar o seu produto/serviço por meio da internet e precisa de um especialista para gerenciar seus anúncios, esperamos ter ajudado a esclarecer melhor sobre os anúncios pelo Google Ads e Facebook Ads e todas as suas funcionalidades.

Até o próximo post.

Abraços,

Rebecca e Leonardo

Decolar Negócio

Gostou do Conteúdo? Compartilhe para mais pessoas!